Metodologia


O CPP desenvolve uma ação pastoral promovendo a pessoa humana, animando o entendimento da fé como promotora da vida. Desejamos unir a fé e a vida como elementos simbólicos de um mesmo conjunto. Buscamos incentivar os laços de fraternidade e solidariedade de maneira a unir mais as pessoas de uma mesma comunidade e entre comunidades diferentes. Uma metodologia onde as pessoas sejam provocadas a questionar suas próprias práticas e deixar-se questionar pelo outro, numa relação de profundo respeito pela tradição dos ancestrais. Comprometido com uma evangelização inculturada, o CPP busca animar o espírito comunitário e testemunho da solidariedade e fraternidade no enfrentamento dos desafios que agridem a vida nas comunidades pesqueiras.
O CPP busca contribuir com o processo de formação de base em vista de qualificar a organização, utilizando uma metodologia participativa na perspectiva da sustentabilidade. Entendemos que um processo de libertação verdadeiro com ganhos concretos e duráveis na qualidade de vida só poderá ser efetivado se estas conquistas emergem do processo organizativo da própria comunidade; na ampliação dos horizontes culturais; nas conquistas efetivas de melhores condições de vida e diminuição da exploração e da violência que historicamente agride estas comunidades.
No serviço de formação e assessoria ao processo organizativo o CPP desenvolve atividades planejadas com a participação efetiva das comunidades: reuniões, os encontros, visitas programadas aos órgãos públicos e entidades parceiras, cursos e oficinas voltadas para fortalecer o processo organizativo, para a melhoria da renda e a conquista de direitos e políticas públicas. Pretende-se que este processo de acompanhamento comunitário desenvolva um espírito de cooperação na articulação de comunidades vizinhas até a participação destes grupos nos processos mais gerais. Neste sentido, o CPP atua como animador da capacidade organizativa de cada grupo e provocador de ações estratégicas participativa em vista da construção de alternativas para a superação dos problemas enfrentados em cada comunidade.
Entendemos que o processo pedagógico participativo tem os seguintes componentes: a problematização da realidade vivida; o fortalecimento da organização social dos pescadores; e a definição e redefinição contínua de mecanismos de enfrentamento das problemáticas vividas pelas comunidades. A nossa compreensão de organização social distancia-se de uma mera estrutura formal ou institucional. Entendemos o processo de organização como uma articulação consciente, permanente e dinâmica dos grupos de uma população ao redor de interesses comuns, objetivos claros e reais percebidos coletivamente, que alimentam ações coordenadas, que buscam satisfazer aos interesses coletivos, aprimorando a capacidade de estabelecer articulações internas e externas.
Trabalhar as relações de poder, autoridade e exploração presentes em meio aos pescadores, entre eles e na relação com a sociedade, mostra-se necessário numa intervenção que objetive a autonomia de suas organizações. Vemos que as relações de poder são condicionadas por um conjunto de elementos que as comunidades dispõem ou não para fazer valer seus interesses: o nível de saber da comunidade sobre a sua realidade, sobre a capacidade de enfrentamento dos problemas aí existentes, o nível de organização dos pescadores.
Trabalhar na perspectiva da autonomia exige, como ponto de partida, o caráter temporal da ação. Entendendo que as contradições permanecerão, mas que, em determinado estágio, as comunidades devam assumir a sua luta de forma independente. Para que o processo se desencadeie em tal resultado, é necessário que este princípio seja observado permanentemente.
Para contribuir com a reversão da situação de exclusão e violência experimentada pelas mulheres nossa ação se dá em dois sentidos: provocar a organização específica das mulheres e problematizar as relações desiguais entre homens e mulheres. Para isso, busca-se contribuir com o processo de organização das marisqueiras e apoiar suas lutas para que estas se reconheçam como trabalhadoras e detentoras de direitos, no sentido de possibilitar o empoderamento para que possam participar da comunidade de forma plena. São realizadas oficinas com os agentes para sensibilização e desenvolvimento de uma metodologia para trabalhar com a questão de gênero junto aos(as) pescadores(as). O tema gênero está presente em todas as ações desenvolvidas pelo CPP junto às comunidades de maneira a trazer esta elemento para o cotidiano das organizações comunitárias.
Temos consciência que maioria dos pescadores(as) são membros de populações tradicionais. Que a vida dos pescadores está historicamente ligada ao processo de genocídio, escravização e negação de direitos. Assim, a situação dos(as) pescadores(as) tem um fator, fundamentalmente, racial. Deste modo, a ação pastoral do CPP leva em consideração os elementos étnico-culturais dos pescadores, valorizando sua identidade e religiosidade para que possam resgatar a sua auto-estima, possibilitar a afirmação da identidade e criar condições para o fortalecimento do processo organizativo. Para isso, são organizadas oficinas específicas sobre o tema. Também, este aspecto é constantemente tematizado no desenvolvimento do conjunto das atividades planejadas de maneira transversal.
Outra linha fundamental na ação do CPP é o aspecto geração, o trabalho com os jovens. Estimular e valorizar a participação dos jovens em todo o processo organizativo comunitário é essencial para a sustentabilidade da organização local e para efetivar a melhoria da qualidade de vida,. Para dar conta desta questão além de problematizar as organizações para que se preocupem com a participação e promovam atividades que envolvam os jovens, são propiciados espaços de articulação de modo a favorecer um sentimento de pertença com a coletividade, bem como animar a participação dos mesmos num espírito de solidariedade.
A conquista de políticas públicas que garantam a qualidade de vida da população, inserida num projeto mais amplo para a sociedade é tema prioritário no desenvolvimento da nossa ação. As estratégias de formação e empoderamento das comunidades, associadas à busca de articulação e fortalecimento regional do movimento social, estão na direção de exigir do estado o cumprimento do seu papel no desenvolvimento local. Entendemos que o desenvolvimento deve ser programado e executado com a participação popular para aumentar a adequação destas ações às demandas e aumentar a eficácia. Assim, diversas ações são programadas nesta direção que vão desde atividades de formação e empoderamento, atividades de articulação e fortalecimento, até atividades de mobilização. É incentivado o controle, monitoramento e fiscalização das ações, programas e as políticas públicas que tenham os(as) pescadores(as) e as comunidades como beneficiárias. Existem ações que apontam também para a articulação e visibilidade estadual e nacional de algumas questões.
A ação social do CPP tem como perspectiva o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras nas seguintes perspectivas:
§ Sustentabilidade Política – afirmada à medida que se fortalece a autonomia dos grupos acompanhados. As ações são planejadas e avaliadas junto aos grupos que participam intensamente do processo de desenvolvimento. As ações são organizadas de maneira pedagógica na direção da formação e do empoderamento dos pescadores e pescadoras.
§ Sustentabilidade econômica – parte significativa do trabalho do CPP tem como perspectiva provocar e apoiar ações na direção de geração de renda. Estas ações são iniciativas oriundas das próprias comunidades buscando recursos locais ou de outras fontes alternativas ou na luta por financiamento e investimentos públicos. Existe uma atenção da equipe do CPP bem como das lideranças dos pescadores para o desenvolvimento de projetos adequados às potencialidades e às demandas específicas de cada comunidade de maneira a viabilizar os projetos desenvolvidos.
§ Sustentabilidade ambiental – a atenção para a preservação dos ecossistemas locais é fundamental para a manutenção do modo de vida das comunidades pesqueiras. O Enfrentamento de grandes projetos, que estão associados a um modelo de desenvolvimento insustentável e excludente, torna-se condição para a continuidade da existência das comunidades pesqueiras. Neste sentido, o desafio de fortalecer uma consciência ambiental nas práticas locais, bem como o empoderamento para o enfretamento dos grandes problemas integra a estratégia no campo de atuação do CPP junto às comunidades. Para isto são desenvolvidas atividades específicas.
§ Sustentabilidade cultural – diante da riqueza cultural das comunidades pesqueiras que está constantemente ameaçada, das perdas das raízes culturais, da ancestralidade negra e indígena, e do processo de resgate já estabelecido, o CPP busca alimentar as práticas culturais já existentes, valorizando o conhecimento tradicional no processo de formação e provocando a comunidade para a afirmação e reconstrução das raízes culturais

Nenhum comentário:

Postar um comentário